domingo, 24 de fevereiro de 2008

Números Naturais





O Homem teve necessidade de
contar e criou os números naturais.





Quando as actividades do Homem primitivo se limitavam à caça e à recolecção de alimentos, a sua necessidade de contar quase não existia. Mais tarde, quando o Homem se torna pastor ou agricultor, e principalmente, quando destas actividades consegue obter algum excedente que o transformam em artesão ou mercador, a possibilidade de contar passa a ser uma “ferramenta” essencial para a realização das suas tarefas.
O processo de contagem pressupõe sempre que se estabeleça uma correspondência entre dois conjuntos. Assim, os primeiros pastores poderiam ter estabelecido uma correspondência entre o conjunto das suas ovelhas e o conjunto cujos elementos seriam traços nos seus cajados.
Se pensarmos bem, ainda hoje, quando contamos pelos dedos, estamos a fazer uma correspondência com os dedos das mãos. Repara também que a palavra dígito vem do latim digitus, que significa dedo, e que o nosso sistema de numeração é decimal (de base 10). Daqui pode perceber-se como a contagem está associada à noção de correspondência, sendo certamente os dedos das mãos e até os dos pés (para alguns povos) os elementos que estavam ali mesmo à “mão” ou ao “pé”.




1. Modifica a posição dos números, de modo que, em cada triângulo grande a soma seja sempre 50.
2. Pensa em pintos e capoeiras. Se colocarmos sete pintos em cada capoeira, sobra um pinto. Se pusermos nove em cada capoeira uma delas fica vazia.
Quantos pintos e capoeiras estamos a pensar?


3. Completa o aritgrama seguinte, utilizando algarismos de 1 a 9.

2 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde
Gostaria de saber onde posso obter a solução do problema de aritgrama porque já tentei de mil maneiras e não consigo encontrar a solução . Obrigado

Unknown disse...

Boa tarde
Gostaria de saber onde posso obter a solução do problema de aritgrama porque já tentei de mil maneiras e não consigo encontrar a solução . Obrigado